a black and white photo of a person on a surfboard

Audiovisual

A produção audiovisual do coletivo En La Barca nasce em 2021 dentro da estratégia de sobrevivência de grupos, companhias e coletivos teatrais de manterem suas atividades durante o período mais agudo da pandemia. Entre os anos de 2021 e 2022 foram realizados dois documentários nesse formato e um exercício cênico documental. UM CERTO SENHOR GABRIEL (2021) e ROSA (2022) dão continuidade ao resgate da memória de artistas populares e militantes sociais da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Esse trabalho foi iniciado com a peça ANTÔNIO de GASTÃO – MEMÓRIA é TRABALHO. Nos documentários, as histórias de Gabriel Joaquim dos Santos e Rosa Geralda da Silveira, duas trajetórias com laços profundos com a herança escravocrata e a tradição quilombola da região.

UM HOMEM SEM IMPORTÂNCIA, também de 2022, proporciona uma experiência única. No auge do período pandêmico a peça foi realizada interruptamente para 1(um) espectador de cada vez no palco histórico do Teatro Luís Peixoto, na Escola Técnica de Teatro Martins Penna. Foram realizadas 6 apresentações interruptamente para 6 espectadores diferentes. O resultado está no exercício cênico documental. Completam nossa produção audiovisual até o momento pequenos documentários sobre a circulação no interior do estado do Rio de Janeiro de A CASA e o MUNDO lá fora – Cartas de Paulo Freire para Nathercinha, além de relatos da experiência de TERRA PROMETIDA – Uma Antiepopeia Latino-Americana com testemunhos da coordenação do coletivo e do núcleo regional do coletivo em Campos dos Goytacazes.

Na nossa página do Instagram também está em curso a série DOCUMENTOS DO TEATRO BRASILEIRO, com pequenos depoimentos de representantes histórico(a)s do teatro brasileiro, narrados por atores e atrizes do coletivo.

UM CERTO SENHOR GABRIEL é o primeiro projeto em audiovisual do coletivo En La Barca. O média metragem é um desdobramento direto da revista digital JACUBA, publicação criada pela En La Barca Jornadas Teatrais. O projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, através do edital Retomada Cultural da Secretaria de Estado e Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e propôs um conjunto de pesquisas e ações culturais e educativas a partir do aprofundamento do estudo sobre o artista Gabriel Joaquim dos Santos como: impressão da revista JACUBA e a distribuição gratuita de exemplares para escolas públicas e instituições culturais da cidade de São Pedro da Aldeia e Região dos Lagos; realização de uma oficina teórica e prática sobre o artista popular e sua obra; criação de um site de difusão do legado do artista popular e o média metragem.

O média metragem documental UM CERTO SENHOR GABRIEL traz a narrativa do conhecido artista popular Gabriel Joaquim dos Santos a partir dos Cadernos de Gabriel. Nos cadernos, o artista popular traça uma crônica atenta do breve século XX narrando as transformações na pequena aldeia de São Pedro, no Brasil e no mundo entre os anos de 1920 e 1980.

O conteúdo desses cadernos, narrados pelos artistas Daniel Arm e Fábio Emecê, ainda é desconhecido do grande público e mostra facetas do cidadão Gabriel. O documentário também se debruça sobre Valdevir dos Santos, sobrinho-neto de Gabriel que, hoje, seguindo a tradição de um Griot moderno, é quem cuida da Casa da Flor, principal legado artístico de Gabriel; criando uma ponte entre os desafios de ontem e de hoje na defesa da memória da cultura popular da Região dos Lagos. Os Cadernos de Gabriel foram digitalizados e disponibilizados para consulta pelo escritório regional do IPHAN na Região dos Lagos. Os cadernos originais fazem parte do acervo do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Imagens Igor Cabral

UM CERTO SENHOR GABRIEL

                                                                      Rosa

ROSA é o segundo projeto em audiovisual do coletivo En La Barca. Realizado em 2022, através do edital Cultura Presente nas Redes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, é fruto da pesquisa documental do coletivo sobre a tríade Memória, Identidade e Cultura Popular.  O média metragem é um estudo documental sobre a trabalhadora rural e poetisa Rosa Geralda da Silveira, natural de São Pedro da Aldeia. Rosa foi a primeira mulher a ocupar um papel de liderança na luta pelos direitos da terra na Região dos Lagos. Mulher preta, moradora da comunidade Quilombola da Caveira, vanguarda feminina, Rosa travou diversas batalhas na luta pela posse da terra para quem nela trabalha, além de lutar pelos direitos de trabalhadores e trabalhadoras nas áreas rurais da região.

Como poeta registrou os debates da luta pela terra, da resistência negra, do trabalho e se firmou como voz política, e também artística, de uma comunidade. O média metragem documental fortalece o registro político artístico da líder Rosa Geralda como imagem da representatividade feminina para as novas gerações e registra a resistência travada por Rosa e por tantos homens e mulheres na luta pelo direito a terra. Em mais um projeto documental o coletivo En La Barca aborda a cultura popular e as memórias de resistência.

Imagens Thiago Gouvêa

O experimento documental UM HOMEM SEM IMPORTÂNCIA foi gravado no Teatro Luiz Peixoto, uma das salas da Escola Técnica de Teatro Martins Penna, no Rio de Janeiro, em 2022. O projeto foi contemplado pelo edital Cultura Presente nas Redes 2, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Realizado ainda durante um período pandêmico, foram realizadas 6 apresentações no centro do centenário palco para um único (a) espectador(a) de cada vez.

UM HOMEM SEM IMPORTÂNCIA narra a memória da luta de toda uma geração de artistas do teatro brasileiro. O experimento documental, feito a partir do relato de Leo Lama, revisita os momentos mais difíceis da história do moderno teatro brasileiro, durante a ditadura militar, através de recortes desconhecidos da vida de um de seus artistas mais singulares, o dramaturgo Plínio Marcos, pai de Leo Lama. O texto, escrito no dia da morte de Plínio Marcos, mostra a trajetória de Plínio Marcos nos anos 1960 e 1970 sob os olhos do seu filho que crescia. O relato parte da relação pai e filho para mostrar, através do duro testemunho de Leo Lama, as dores, encruzilhadas e contradições dessas duas gerações marcadas pela ditadura. O experimento da En La Barca Jornadas Teatrais faz parte de um ciclo de estudos iniciado em 2017, todos feitos a partir da tradição do Teatro Documentário.

Um Homem

sem importância

Imagens Thiago Gouvêa

TESTEMUNHOS - Terra Prometida

TESTEMUNHOS - Terra Prometida é um minidocumentário com depoimentos de integrantes do núcleo artístico do coletivo En La Barca e seus colaboradores sobre o processo de pesquisa para a escrita da dramaturgia TERRA PROMETIDA – uma antiepopeia latino-americana. O minidocumentário foi gravado em Campos dos Goytacazes, em agosto de 2024, após pesquisa de campo para o projeto TERRA PROMETIDA, contemplado com o Edital Diversidades em Diálogo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Através do projeto TERRA PROMETIDA, o coletivo En La Barca realizou uma pesquisa de campo de 10 dias junto a assentamentos da Reforma Agrária e áreas quilombolas da região de Campos dos Goytacazes entrevistando militantes sociais e trabalhadores rurais da região. Uma das ações do projeto foi a criação de uma dramaturgia documental intitulada TERRA PROMETIDA – uma antiepopeia latino-americana, assinada por Bruno Peixoto. A dramaturgia segue a linha da tradição do teatro documentário, foi lançada em 12 de agosto de 2024 e narra importantes marcos dos últimos 70 anos de luta pelo direito a terra no Brasil.

Imagens Acervo En La Barca

O que é Educação?

“O QUE É EDUCAÇÃO?” é uma série de vídeos curtos realizados durante o projeto MARCHAS FREIREANAS, da En La Barca Jornadas Teatrais. Entre outubro e novembro de 2022 a En La Barca Jornadas Teatrais apresentou o projeto “A CASA é o MUNDO lá fora - Cartas de Paulo Freire para Nathercinha” em uma circulação por 6 cidades do Estado do Rio de Janeiro, realizando 12 apresentações, em um total de 2 apresentações por cidade, todas gratuitas.

O projeto MARCHAS FREIREANAS passou por Maricá, Campos dos Goytacazes, Niterói, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Rio de Janeiro. No final de cada apresentação eram realizadas entrevistas com o público presente em cada sessão formado por estudantes da rede pública de ensino, professores e representantes da sociedade civil que tentam responder não somente “O que é educação?” nos dias do hoje, mas, principalmente, o que deve ser a educação pública e popular em um país que vive momentos políticos tão agudos como o que vivemos nos últimos anos. O QUE É EDUCAÇÃO? traz um mosaico de pensamentos de cidadãos de todo o Estado do Rio de Janeiro sobre o constante estado de crise da educação pública brasileira. A série é dividida em três capítulos com um total de 24 depoimentos diferentes.

A série “O QUE É EDUCAÇÃO?” foi uma das ações do projeto MARCHAS FREIREANAS realizado através do edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado e Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Imagens Thiago Gouvêa

MARCHAS FREIREANAS

MARCHAS FREIREANAS - TESTEMUNHOS traz depoimentos dos integrantes do coletivo En La Barca sobre a experiência de circulação do projeto MARCHAS FREIREANAS com a peça A CASA E O MUNDO LÁ FORA - Cartas de Paulo Freire para Nathercinha.

“A CASA e o MUNDO lá fora - Cartas de Paulo Freire para Nathercinha” é um dos trabalhos que fazem parte da Trilogia Documental - A Voz dos Anônimos, formada por projetos que trabalham com a tradição do Teatro Documentário. Originalmente criada em 2018, a peça ganhou uma segunda versão em 2021, ano do centenário de Paulo Freire e contabiliza mais de 80 apresentações realizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte.

O projeto MARCHAS FREIREANAS circulou por 6 cidades do Estado do Rio de Janeiro, sendo elas Maricá, Campos dos Goytacazes, Niterói, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Rio de Janeiro. TESTEMUNHOS integra as ações do projeto MARCHAS FREIREANAS, contemplado com o edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado e Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Imagens Acervo En La Barca